Friday, May 02, 2008

Um ano depois

Blog Carlos Damião ; 2/5/2008

O maior escândalo da história política e empresarial de Santa Catarina completa amanhã um ano. A Operação Moeda Verde, desencadeada naquela manhã cinzenta de 3 de maio, prendeu vários amigos do rei, entre empresários peso-pesados, vereadores, secretários municipais, funcionários públicos estaduais e municipais, todos eles acusados de envolvimento com negociatas (*) referentes a licenças ambientais. Mais de 50 foram indiciados em outubro pela Polícia Federal, inclusive o prefeito Dário Berger – que depois conseguiu, na Justiça, retirar seu nome da lista (prefeitos têm direito a foro especial).

Exceto pelas cassações dos vereadores Juarez Silveira e Marcílio Ávila, de lá para cá não houve mais conseqüências. O juiz federal que determinou as prisões, Zenildo Bodnar, foi transferido para uma unidade da Justiça no interior do Estado e o inquérito continua tramitando internamente.

Ficou uma grande lição. A de que, em definitivo, ninguém pode tudo em Florianópolis. Embora, como se sabe, muitos continuam achando que estão acima das leis, do plano diretor e da Justiça. Desse perigo ainda não nos livramos. Ainda há muito que melhorar na capital catarinense, e não apenas no plano político.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home