Líder do governo ataca Gean Loureiro e pede lista de comissionados das pastas do Continente, Planejamento e Governo
A Notícia ; Carlito Costa ; 19/10/2006
A Notícia ; Carlito Costa ; 19/10/2006
Falhou ontem a segunda tentativa da Câmara de Vereadores de intermediar uma solução para a briga entre a Prefeitura de Florianópolis e a Sociedade Amigos de Coqueiros pelo controle do parque do bairro.
Os vereadores não conseguiram concluir uma audiência pública para chegar a um acordo sobre quem tem direito a administrar o Parque de Coqueiros. Desta vez, a audiência foi interrompida por outra briga.
De um lado estava o líder do governo na Câmara, Juarez Silveira (PTB), e o vereador Deglaber Goulart (PSDB). Do outro, o secretário regional do Continente, Gean Marques Loureiro (PSDB). Juarez chegou a mandar o secretário-adjunto do Continente, Paulo Freitas, "calar a boca".O bate-boca entre os dois lados e entre associações de moradores levou o presidente da Câmara, Marcílio Ávila (PMDB), a suspender a sessão por cinco minutos.
Mas os ânimos se acirraram, em vez de se acalmarem, e Ávila optou por suspender a sessão e marcar posteriormente uma nova data para a audiência. "Eu fico triste, como líder do governo, ver um super-secretário como o Gean Loureiro (que acumula as pastas do Continente, Planejamento e Governo) fazer o que fez aqui hoje", disse Juarez Silveira.
"Ele deve ter decretado feriado na secretaria do Continente, porque todos os chefes e cargos comissionados estavam aqui, além de funcionários do gabinete do prefeito."
Silveira acusou Gean de direcionar a audiência pública para atingir o vereador Deglaber Goulart, do mesmo partido, mas que divide com Gean a base eleitoral no Continente.
"Ele mobilizou associações e moradores de outros bairros, como Vila Aparecida, Abraão e Praia do Meio, algumas que nem sede própria tem e são muito dependentes da secretaria do Continente, para desequilibrar a audiência", disse Deglaber. Juarez Silveira promete contra-atacar.
"Vou pedir na segunda-feira a lista de todos os cargos comissionados das secretarias do Continente, do Planejamento e do Pró-Cidadão", disse o líder do governo. "E quero a demissão do Freitas, secretário-adjunto do Continente."Gean não podia se manifestar durante a audiência, mas depois da confusão garantiu que entregaria a lista dos comissionados para quem quiser.
"Todo mundo sabe quem são as pessoas que trabalham aqui. A informação é pública. Quanto ao Freitas, quem demite ou não demite é o prefeito (Dário Berger)", disse.
O secretário rechaçou a acusação de que estaria cooptando as associações do Continente. Ele também considerou que os dois vereadores menosprezaram a tradição e a história das entidades quando as chamaram de frágeis. "Ficou claro na audiência que 99% da comunidade do continente quer participar da administração do parque de Coqueiros. Foram eles que se manifestaram, não eu", falou Gean. A audiência pública lotou o plenarinho da Câmara da Capital e, além das entidades de bairro, estavam presentes 12 dos 16 vereadores. (colaborou Daniel Cardoso)
Resistência
Diário Catarinense ; Cacau menezes ; 19/10/2006
Resistência
Diário Catarinense ; Cacau menezes ; 19/10/2006
Inexplicavelmente, o vereador Juarez Silveira (aquele, não tem?), com a ajuda de um colega de Capoeiras, que está morrendo de ciúmes do secretário do Continente, transformou a audiência pública de ontem, sobre o Parque de Coqueiros, que a turma de "diplomados" insiste em manter sob controle e privatizado, numa das sessões mais vergonhosas da Câmara Municipal de Florianópolis.
Deu até polícia.
Juarez não tem mais remédio. É o novo Duduco.
Daqui a pouco vai ficar falando sozinho. Ontem, sem controlar o ranço e a picuinha, e se achando o dono da cidade, quase apanhou, na rua, da comunidade de Coqueiros, que quer o parque livre de cadeados, algemas e donos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home