Sunday, October 22, 2006

Queda-de-braço racha PSDB da Capital

A Notícia ; Upiara Boschi / Daniel Cardoso ; 22/10/2006

O pedido de exoneração em conjunto dos secretários Gean Loureiro, Filipe Mello, Rodolfo Pinto da Luz e Ildo Rosa que pegou de surpresa as lideranças políticas da Capital pode ter sido uma tentativa de demonstração de força dos demissionários dentro da Prefeitura.
A pista foi dada pelo próprio prefeito Dário Berger (PSDB) na entrevista coletiva dada na sexta-feira. Citando o tempo em que militava no PFL, Berger disse ter lembrado das lições do falecido ex-governador Vilson Kleinübing. "Aprendi com o Kleinübing. Sou eu quem governa. Se me pedirem demissão, eu aceito", afirmou Berger.
Se o prefeito pedisse aos secretários que permanecessem nos cargos, o grupo liderado por Gean Loureiro teria mais força no governo e faria frente à atuação do líder do governo na Câmara , Juarez Silveira (PTB).
Loureiro, que acumula as pastas de Governo, Planejamento e Regional do Continente, foi alvo do vereador na semana passada, que pediu na tribuna da Câmara a reforma de todo o colegiado. Junto com o vereador Deglaber Goulart (PSDB), atacou especialmente o poder concentrado em Loureiro. Os três têm base eleitoral no Continente.
A queda-de-braço explodiu a crise e redefiniu o mapa das forças na Prefeitura. Na coletiva de sexta-feira, Dário Berger chegou acompanhado de Silveira e afirmou: "ele é mais líder do que nunca" - rechaçando especulações de que o vereador também perderia o cargo de liderança.
A disputa entre Loureiro e Silveira ficou mais clara na audiência pública realizada quarta-feira no Legislativo municipal sobre a gestão do Parque de Coqueiros.
O secretário demissionário apóia que o parque seja controlado por diversas comunidades, enquanto Juarez é a favor do controle único da Associação dos Amigos de Coqueiros. Mas o que divide mesmo os aliados é a influência que Loureiro conquista pouco a pouco no Continente.
Na audiência pública sobre o parque, o líder do Governo acusou o secretário de levar comissionados para pressionarem no plenário e exigiu a demissão do secretário-adjunto do Continente, Paulo Roberto de Freitas Júnior. Foi além, chegou a dizer que solicitaria a lista de cargos comissionados sob gestão de Loureiro.
Ainda na quinta-feira, o vereador afirmou que o episódio nada tinha a ver com as demissões conjuntas - do qual também participou Freitas Júnior, de quem Silveira tinha pedido a cabeça - e que lamentava as baixas. "O Gean é um bom secretário, um bom vereador", disse o vereador.
Agora, a secretaria da região passa a ser cobiçada tanto por Silveira quanto por Goulart.
Questionado se o petebista poderia indicar o novo secretário, Berger respondeu rispidamente: "Ninguém indica ninguém. Apenas aceito sugestões". A expectativa agora é pelo primeiro discurso de Gean Loureiro em sua volta à Câmara Municipal - que deve ocorrer assim que Berger indicar seu substituto. Assim, o duelo com Juarez Silveira passaria a ser travado no plenário.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home