Thursday, November 02, 2006

Feio

Coluna Paulo Alceu ; 2/11/2006

O bate-boca entre o líder do governo Juarez Silveira e o prefeito Dário Berger quase acabou em “sopapos”. Os “deixa disso” seguraram. Mais uma vez se desentenderam e no meio a ex-prefeita Ângela Amin.

Vereador avalia reflexos da crise na Prefeitura

A Notícia ; Upiara Boschi ; 29/10/2006

Pego de surpresa quando os secretários Gean Loureiro (Continente, Governo e Planejamento), Filipe Mello (Administração), Rodolfo Pinto da Luz (Educação) e Ildo Rosa (Defesa do Cidadão e Ipuf) anunciaram o pedido de demissão coletiva, há pouco mais de uma semana, o vereador Juarez Silveira (PTB) recebeu a reportagem do AN Capital durante a semana para avaliar a crise administrativa que atingiu a gestão Dário Berger (PSDB) às vésperas da eleição. De seu gabinete - com vista para a Catedral Metropolitana, praça 15 de Novembro e ponte Hercílio Luz - o líder do governo na Câmara comentou o episódio, fez um balanço das dificuldades enfrentadas por Berger nesses dois anos de mandato e sobre sua própria atuação na liderança.

AN Capital - O senhor vai trocar esse gabinete por uma vaga no secretariado? Juarez Silveira - Não sei (risos), não tive convite.

ANC - E se tivesse?
Silveira - No primeiro momento, não. Porque eu vou disputar a presidência da Câmara. Quem está me lançando é o presidente da Câmara, Marcílio Ávila. Eu sou o candidato do presidente da Câmara.

ANC - Como avalia o episódio sobre o pedido coletivo de demissão de membros do secretariado?
Silveira - Isso compete e é capacidade do prefeito Dário Berger (PSDB), já que convida e são cargos de confiança dele. Mas me pegou de surpresa, porque o vereador Gean Loureiro prestou um grande serviço à administração Dario Berger, foi um bom secretário, é um bom vereador. Ele prestou um grande serviço na eleição, para ele e para o Dário. Trabalharam juntos. Toda a transição do governo Angela Amin (PP) foi ele que fez, o prefeito Dário Berger deu a chave da Prefeitura para ele, deu todas as condições. Pela primeira vez na vida eu vi um prefeito passar para um vereador toda a liberdade e toda a confiança. Dário deu toda liberdade para que o Gean comandasse toda a Prefeitura como comandou.

ANC - Foi um erro essa concentração de poder?
Silveira - Se falar que foi um erro, podem achar que eu estou com ciúme. Acho que foi a primeira vez nos meus 20 anos de mandato e 12 de serviço público que eu vi tanta liberdade e tanta confiança depositada em um vereador.

ANC - O senhor acredita que essa demissão apresentada de forma conjunta tenha representado uma forma de ganhar força dentro da Prefeitura e não um desejo de deixar a administração?
Silveira - Foi cabeça quente. Não pararam para pensar no mal que estavam fazendo para o partido.

ANC - Como o senhor recebeu a indicação de José Nilton Alexandre, o Juquinha, para a Secretaria do Continente?
Silveira - Primeiro, ele já foi vereador (em São José). Tem que respeitar a pessoa que tem quatro mandatos. Ganhar quatro vezes nas urnas é ter o reconhecimento da população.

ANC - Como avalia o desempenho da gestão Dário Berger até o momento?
Silveira - A Prefeitura é como uma casa nossa. Às vezes a gente tem dificuldade financeira, tem dificuldade de administrar. É uma herança. Cada prefeito que sai deixa uma dívida e cada prefeito que entrar tem que pagar os compromissos do anterior. Acho que a gestão Dário Berger está fazendo para os pequenos. Ele está cumprindo os compromissos de eleição. Tem muito o que fazer, a gente precisa buscar parceria. O Dário não teve recursos federais para fazer os grandes projetos e também o governo do Estado não está pagando os convênios e isso também tem nos atrapalhado muito. O governo do Estado não repassou os convênios na área social e na área de obras. Isso deixou a Prefeitura nesse momento com algumas dificuldades, mas eu tenho confiança de que o Dário será um grande prefeito.

ANC - Em alguns momentos o senhor fez discursos em plenário exigindo mudanças no secretariado, pediu a demissão do secretário-adjunto do Continente e quando o prefeito vetou o projeto que impedia a construção da subestação da Celesc na rua Ângelo Laporta foi um dos líderes da derrubada do veto. Se o senhor fosse prefeito, gostaria de ter um líder do governo na Câmara tão independente assim?
Silveira - Eu sou eleito pela população de Florianópolis. Meu compromisso é com a cidade. Estou prestando um grande serviço para o prefeito Dário Berger, com transparência no dia-a-dia com os vereadores, até da oposição que tem um bom relacionamento comigo. O prefeito Dário Berger é um prefeito moderno. Nós todos na base de governo temos que ter posição e o Dário respeita. Na verdade, esse elefante que é a (subestação) Ângelo Laporta que a Celesc fez aqui, o Dário pegou esse projeto andando da gestão anterior. A Celesc conduziu mal e a Câmara também conduziu a sua parte mal nas audiências públicas. E a comunidade não quis. A comunidade é que nos paga, que nos coloca aqui, e ela entendeu que ali não queria. Então eu não estou aqui para agradar o senhor governador ou a direção da Celesc, estou aqui para cumprir meu compromisso com a cidade de Florianópolis e com os seus eleitores.

ANC - Mesmo com a proximidade política entre o prefeito Dário Berger e o governador Luiz Henrique esses convênios não têm sido cumpridos?
Silveira - Acho que o governo não repassou todos os convênios. Hoje o prefeito esteve aqui na matriz da igreja com o vice-governador, que é o governador atual (Eduardo Pinho Moreira/PMDB), para ver a situação dos convênios - pagamentos inclusive para o arcebispo. Tem algumas coisas na área social que o governo não repassou. Florianópolis depende do governo do Estado, nós temos dificuldades também com o governo federal que não repassou e não fez nenhum convênio. O prefeito Dário está fazendo uma ginástica danada para fazer seus pagamentos, cumprir os compromissos do governo passado e do atual, mas eu acredito que vai dar certo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home