Friday, November 17, 2006

Caso Juarez afeta eleição na Câmara

A Notícia ; 16/11/06

A ocorrência que envolveu o vereador Juarez Silveira (PTB), preso na semana passada por trazer bebidas alcoólicas do Uruguai sem nota fiscal e sem pagar impostos de importação, tem reflexos na disputa pela presidência da Câmara da Capital, cuja votação será no dia 21 de dezembro.
O desgaste político causado pelo episódio ao líder do governo municipal, que já tinha lançado seu nome ao cargo máximo do Legislativo, deve mudar a correlação de forças e beneficiar os demais quatro pré-candidatos: João da Bega (PMDB), João Batista (PDT), Ptolomeu Bittencourt (PFL) e Jaime Tonello (PFL).
A pouco mais de um mês das eleições que vão definir a nova composição da mesa diretora, nenhum dos pretendentes recuou da pretensão. Também não apresentaram chapas ou apresentaram propostas administrativas para os próximos dois anos.
Os votos do petebista - que pediu licença da Câmara depois de ter sido liberado pela Polícia Federal (PF), sob pagamento da fiança de R$ 14 mil -, dependem do apoio do prefeito Dário Berger (PSDB).
Caso o tucano mantenha o vereador na liderança do governo e manifeste apoio para sua condução à presidência da Câmara, o vereador mantém sua candidatura oxigenada.
O afastamento das funções, no entanto, abre espaço para o único correligionário do governador eleito Luiz Henrique da Silveira (PMDB) com vontade de disputar o pleito: João Itamar da Silveira, o João da Bega.
O peemedebista já deixou claro que não vai desistir da presidência e se dispôs a dividir o mandato "desde que fique com o primeiro ano". O prefeito ainda não definiu para quem dará apoio.
Nem o presidente atual, Marcílio Ávila (PMDB). "Vou esperar até as chapas se apresentarem", disse. A mesa atual da Câmara é composta por Marcílio na presidência, João Batista, como vice-presidente, Márcio de Souza (PT), 1o secretário, e Jair Miotto (PTB) na segunda secretaria.

Culpa

Diário Catarinense ; Cacau Menezes ; 17/11/2006

Pode-se afirmar que é próprio da natureza humana olhar o passado com melancolia, como se o bom e o interessante não tivessem presente e nem futuro.
Nessa complexa operação mental, até o péssimo e o deletério ganham uma aura mágica, como revelou, em entrevista à rádio CBN/Diário, o prefeito Dário Berger, referindo-se ao episódio em que o seu líder na Câmara de Vereadores, o irrequieto Juarez Silveira, foi flagrado, na semana passada, pela polícia contrabandeando uísque e champanha do Uruguai.
Nosso alcaide disse, literalmente, estar convencido de que o episódio teve repercussão maior do que o próprio fato.
Então ficamos assim: a culpa é de quem divulgou a notícia da prisão, e não se fala mais nisso. Em política, o buraco continua sendo um pouco mais abaixo.

RESPEITO

A Notícia ; Raul sartori ; 17/11/2006

· O vereador Juarez Silveira cometeu o erro - foi preso contrabandeando do Uruguai 170 litros de bebida - e tem que pagar por isso. Mas se for eleito presidente da Câmara, a respeitabilidade do Legislativo da Capital, que já anda muito baixa, afundará de vez diante da opinião publica. Seria uma desmoralização total.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home